• Português
  • Español

Úlcera de Córnea no Cão, Gato ou Cavalo

Úlcera de Córnea no Cão, Gato ou Cavalo
23/07/2023 Fred Pineda

A córnea, porção de tecido transparente encontrada na parte frontal do olho, possui características muito importantes que promovem a visão. Sua integridade é comprometida por lesões que podem ser desde algo simples, como uma erosão na camada mais anterior, ou algo tão grave como uma perfuração completa da mesma.

Para quem não tem experiência principalmente em oftalmologia, as lesões da córnea são um desafio e devem ser avaliadas e levadas em consideração como algo urgente a ser resolvido. Uma simples alteração do epitélio da córnea, conhecida como erosão, pode evoluir em poucas horas para uma verdadeira perfuração do olho, se não for tratada em tempo hábil e adequado.

Os sinais normalmente vistos são acompanhados por: dor (olhos semi fechados ou totalmente fechados), lacrimejamento, vermelhidão, olho opaco, relutância em ser examinado e até em alguns casos, agressividade. Geralmente os sintomas são semelhantes nas diferentes espécies (cavalo, gato ou cachorro).

 

Figura 1. Lesão ulcerativa levando a lacrimejamento, hiperemia ocular e opacificação da córnea

Figura 2. Lesão na porção superior da córnea, que mostra uma alteração no tecido (úlcera), olho vermelho e lacrimejamento

Figura 3. Paciente com úlcera de córnea com o olho fechado, não abre as pálpebras e não permite examinar. Também se nota lacrimejamento, sinais claros de dor.

As lesões da córnea com base na sua origem podem ser classificadas de várias maneiras. Às vezes, podem ser consideradas apenas relacionadas à inflamação ou, em casos mais complexos, apresentar-se como lesões ulcerativas que apresentam alterações teciduais propriamente ditas. As causas que provocam uma úlcera de córnea são geralmente múltiplas e num grande número de casos estão relacionadas com corpos estranhos aderidos ou perfurantes, traumas por vezes auto infligidos ou infecções que afectam o tecido (bacterianas, fúngicas ou virais).

O paciente que apresentar sintomas desta natureza deverá ser levado imediatamente ao Médico Veterinário, que poderá determinar a gravidade bem como a conduta a seguir. Através de testes de diagnóstico como: coloração com fluoresceína, coloração Rosa Bengala, mensuração da produção lacrimal, oftalmoscopia direta e indireta, entre outras, assim será possível determinar qual tratamento é necessário ou até mesmo uma consulta imediata com o Oftalmologista Veterinário.

Um grande número de pacientes com úlceras de córnea podem se recuperar desde que sejam prontamente levados ao médico ou, na melhor das hipóteses, ao oftalmologista. Tal como em outras áreas da medicina, um diagnóstico rápido e oportuno será sempre a base para um tratamento adequado. Com base no exame oftalmológico, o tratamento pode consistir em colírios,, pomadas, géis ou, em casos mais graves, cirurgia ocular.

Finalmente, seja qual for a causa, os sintomas que sugerem uma úlcera de córnea são óbvios e requerem atenção imediata. O Oftalmologista terá experiência e capacidade para considerar o tipo de tratamento, a sua duração, o prognóstico e as indicações que o proprietário ou clínico geral deve seguir para obter o melhor resultado.

M.V. Ms C. Fred Pineda